TOP
França Viajando em Família

“5 dicas poderosas para adaptar uma criança a um novo idioma”

5 dicas poderosas para adaptar uma criança a um novo idioma

Nessa ultima parte da minha entrevista com a Polyanna, além de contar como está sendo a adaptação de seu filho Erick, de 4 anos, e de seu enteado Hugo, de 12 anos nesta nova jornada na França, ela dá 5 dicas poderosas para adaptar uma criança a um novo idioma.

Dá uma olhada no vídeo da 6ª parte da nossa entrevista abaixo:

 

ADAPTAR UMA CRIANÇA A UM NOVO IDIOMA

Aprender uma nova língua não é uma tarefa fácil. Como todo aprendizado, temos que sair da nossa zona de conforto para adquirir uma nova base e até mesmo fluência ao final do processo.

O tão sonhado pote de ouro no final do arco íris. 🌈💰

As crianças, aprendem com uma facilidade enorme, mas isso não significa que não há um processo de adaptação. Assim como nós, eles também tem suas dificuldades durante esta trajetória.

HUGO – 12 ANOS

Polyanna explica, que a adaptação de Hugo está sendo mais fácil. Ele sempre estudou em escolas francesas, pois seus pais são franco-brasileiros. O que acabou facilitando sua ambientação.

5 dicas poderosas para adaptar uma criança a um novo idioma

ERICK – 4 ANOS

Já para Erick, foi um pouco mais difícil. Ele sempre falou português dentro de casa e no período que morava na Cidade do Cabo falava inglês na creche.

Mudar para França, implicava em adaptá-lo a uma nova língua, que ele ainda não tinha muito contato.

Polyanna conta que no início ele estava muito tímido. Chegava em casa e dizia que não queria ir a escola porque lá ninguém o entendia. Chegava a falar que o olhavam diferente.

Ela explica, que as duas primeiras semanas foram muito difíceis. Mas hoje, quatro meses depois, ele não só conversa em Francês com os amigos da escola, como corrige a pronuncia de Polyanna em casa. (Vê se pode? Rsrsrsrs)

5 dicas poderosas para adaptar uma criança a um novo idioma

5 DICAS PODEROSAS

Polyanna explica, que os pais que querem morar fora, devem mostrar para os filhos a importância da mudança. Diz, que o esforço da família é muito importante para que eles se sintam confortáveis ao novo ambiente.

Em alguns exemplos, ela relata que há outras crianças estrangeiras já há um ano na escola de Erick, mas que não falam com a mesma desenvoltura.

E, apesar de mãe coruja, ela diz que o filho dela não é excepcional e nem melhor do que os outros. A diferença são os estímulos que ele vem recebendo dentro de casa.

“Além da escola que é o principal suporte, em casa também precisa desse apoio. Os pais precisam de alguma forma dedicar pelo menos 1h por dia para incentivar a cultura local.”

Abaixo, ela descreve 5 dicas poderosas que experimentou e deram certo para adaptar Erick de forma mais rápida e tranquila a nova língua.

  • Comprar jogos educativos no novo idioma;
  • Coloca desenhos e filmes e fica ao lado dele assistindo;
  • Repete as palavras como forma de fixação; 
  • Contar histórias no novo idioma: ela conta que intercala os dias. Um dia lê em português, no outro em francês.
  • Pelo menos uma hora por dia, os pais precisam incentivar a cultura local.

5 dicas poderosas para adaptar uma criança a um novo idioma

DICA IMPORTANTE SOBRE MORAR FORA

Para a família que está indo morar fora, Polyanna explica que nem sempre é fácil. Conta que é preciso ter boa vontade e disposição.

Abaixo ela explicou de forma percentual, como funciona a ideia de ir morar fora:

  • 50% planejamento;
  • 20% de vai se joga e tenta e ve o que vai dar;
  • 30% de NOVIDADE

Polyanna conta que mesmo quando nos planejamos ao máximo, nunca sai 100% do jeito que imaginamos, sempre há algo no meio do caminho, como:

  • uma gravidez;
  • um visto negado;
  • um problema de saúde;
  • entre outros.

Por isso, para ela, esses percentuais fazem muito sentido.

5 dicas poderosas para adaptar uma criança a um novo idioma

Apesar de tudo o que Polyanna passou ao longo de suas jornadas fora, Polyanna explica que foi uma das melhores experiências de sua vida. E você? Quando vai viver a sua experiência fora?

E ai pessoal, curtiram essa parte do bate papo com a Polyanna? Fica de olho, se inscreve no Canal do Fora Morar Fora no Youtube, porque vem mais história dela por ai.

E não se esqueça! Eu ainda ofereço um e-book GRATUITO sobre “Os 7 maiores mitos que te impedem de ir morar fora“, clique aqui para baixar o seu!

Um beijo enorme e até a próxima.

 


Sequência de entrevistas com a Polyanna para o Bora Morar Fora:


 

Tags:   

«
»

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *