TOP
África do Sul Viajando em Casal

“Dificuldade para renovar o visto da África do Sul”

Dificuldade para renovar o visto da África do Sul

Nesta 4ª parte da minha entrevista com a Polyanna Rocha, ela conta um pouco para a gente sobre a dificuldade para renovar o visto da África do Sul e o que está tornando o processo quase impossível.

Se você ainda não assistiu as partes anteriores, clique nos links abaixo para acessa-las:

Dá uma olhada no vídeo da 4ª parte da nossa entrevista abaixo:

 

RENOVAR O VISTO DA ÁFRICA DO SUL

Polyanna explica, que estava muito feliz e havia conquistado seu espaço na África do Sul. Porém chegou a época de renovar o visto de trabalho de Guillaume, seu marido.

Apesar de estar indo muito bem no emprego e a empresa dar todo suporte para renovação, as leis de imigração sul-africanas mudaram muito a partir de 2014. Eles começaram a criar algumas barreiras, o que deixou o processo mais burocrático.

Segundo Polyanna, havia duas formas de fazer o processo:

  • Estando na África do Sul: onde o processo era mais demorado e eles corriam o risco de perder o tempo hábil para fazer a renovação, devido a demora do governo para entregar a papelada.
  • Ou indo ao Brasil: que geralmente levava mais ou menos 3 semanas.

Dificuldade para renovar o visto da África do Sul

PRIMEIRA TENTATIVA – BRASIL

Eles acabaram optando pelo Brasil. Decidiram fazer uma viagem curta a São Paulo para revolver a papelada e depois retornar a África.

Devido a nova burocracia, o processo que geralmente dura 3 semanas, acabou se prolongando por 1 ano e 4 meses, e ainda sim eles não tinham uma resposta definitiva.

Segundo ela, mesmo com todo o suporte da empresa, o governo negava o novo visto informando que era discriminatório. Dizia que, a empresa poderia conseguir um profissional local qualificado e estava dando preferencia a um estrangeiro por ele falar português e francês.

Polyanna diz, que saber falar esses outros idiomas era fundamental para o cargo, e explica, que o governo dificultou visando impedir que eles tirassem a cidadania.

“Se o governo renovasse o visto, automaticamente a gente tinha o direito a pedir a residência permanente”

Ela conta, que não está fácil. Mesmo que uma empresa queira patrocinar o estrangeiro fora, o governo vem dificultando bastante a renovação do visto.

Uma das formas de fazer esta renovação, está relacionado a profissão. Existem algumas habilidades e qualificações que são consideradas excepcionais pelo governo sul-africano. Se uma pessoa tiver uma profissão que aparece na lista de habilidades críticas do governo, ela pode automaticamente requerer ao visto e futuramente renova-lo.

Polyanna explica, que o processo foi muito cansativo e trabalhoso. Eles tentaram recorrer várias vezes, até que decidiram voltar a Cidade do Cabo, pois sua casa estava lá.  De lá, eles decidiriam o que fazer, já que o governo não estava deixando que Guillaume renovasse o visto de trabalho.

“O rumo da nossa vida mudou completamente por causa de um visto.”

Dificuldade para renovar o visto da África do Sul

SEGUNDA TENTATIVA – ÁFRICA DO SUL

Polyanna e Guillaume resolveram retornar a Cidade do Cabo, com o desafio de tentar renovar o visto da África do Sul através do trabalho da Polyanna.

Com o passar do tempo e depois de diversas tentativas, ela diz que já havia chegado ao seu limite.

Polyanna conta, que além de não ter mais paciência, tempo e estrutura emocional para lidar com a burocracia sul-africana, estava preocupada com o emprego de seu marido.

Desde que foram ao Brasil renovar o visto, ele continuou trabalhando na filial da sua empresa em São Paulo. Porém o cenário havia mudado drasticamente.

A empresa Guillaume, estava passando por uma restruturação e já havia demitido 30% do quadro Global.

Devido a dificuldade com o visto e a necessidade da empresa ter um funcionário trabalhando fisicamente na África do Sul, Polyanna já estava pressentindo que ele poderia ser desligado.

“E cinco meses depois, foi isso que aconteceu.”

Estruturando um plano de ação, ela sabia que teria que deixar a África em 2017, período de vencimento do seu visto. Por isso, levantou as seguintes opções:

  • Voltar para o Brasil;
  • Ou buscar algo na Europa, já que seu marido é cidadão Francês.

Guillaume falou, que não voltaria ao Brasil. O cenário não estava bom devido a crise política, econômica e financeira. Sendo assim, eles optaram pela Europa.

Ao contactar alguns de seus chefes de trabalhos anteriores, surgiu uma oportunidade de um cargo na Suíça. E foi assim que eles decidiram embarcar nesta nova jornada.

“A gente não estava pensando em mudar agora, mas vamos ter que mudar. Então vamos!”

Dificuldade para renovar o visto da África do Sul

E ai pessoal, curtiram essa parte do bate papo com a Polyanna? Fica de olho, se inscreve no Canal do Fora Morar Fora no Youtube, porque vem mais história dela por ai.

E não se esqueça! Eu ainda ofereço um e-book GRATUITO sobre “Os 7 maiores mitos que te impedem de ir morar fora“, clique aqui para baixar o seu!

Um beijo enorme e até a próxima.

 


Sequência de entrevistas com a Polyanna para o Bora Morar Fora:


 

Tags:   

«
»

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *