TOP
Canadá Viajando em Família

“MORAR NO CANADÁ COM FILHOS 👨‍👩‍👦‍👦🇨🇦”

Depois da minha primeira entrevista com a Juliana e o Thiago que falaram sobre morar fora através do ensino superior, agora é a vez deles explicarem como fizeram para ir morar no Canadá com filhos de 9 e 6 anos. Eles contam sobre a adaptação das crianças a nova rotina escolar, explicam sobre a evolução do inglês e, além deles, o Lucas (9 anos) e o Henrique (6 anos), também participaram e contaram sobre o que eles estão adorando por lá.

Confira o vídeo da nossa entrevista sobre morar no canadá com filhos:

Se preferir a leitura, abaixo todo o conteúdo e links da nossa conversa.

Na primeira parte da entrevista, o casal contou que já está há 8 meses no Canadá e, que sua principal motivação para morar fora foi a segurança de seus filhos. Quem quiser dar uma conferida maior nos detalhes da primeira parte, basta clicar aqui! Para quem já conferiu ou quer apenas saber sobre como é morar no canadá com filhos, vamos a segunda parte:

 

PREPARATÓRIO PARA MORAR NO CANADA COM FILHOS

Juliana e Tiago contam que desde o inicio já explicavam para o Lucas, de 9 anos, toda a transformação e mudança que iria ocorrer na vida da família. Por isso, ele já foi mais preparado para tudo que iria acontecer.

Como Henrique era muito novo e, na época, tinha apenas 5 anos, ele não entendia muito o que iria acontecer. Porém, segundo o casal, ele não teve nenhuma grande dificuldade por conta disso.

“O Henrique aprendeu no susto.”

 

ADAPTAÇÃO A NOVA ESCOLA

Juliana conta que seus filhos se adaptaram super bem e estão adorando a escola do Canadá.

Segundo ela, a metodologia de ensino é diferente da que eles tinham no Brasil em alguns aspectos:

  • até o 6º ano a escola não reprova;
  • o tempo livre para interagir e brincar com amigos aumentou – eles têm de 2 a 3 recreios por dia;
  • aulas ao ar livre;
  • nos primeiros 9 meses, eles não são avaliados por não saberem falar inglês.

“Eles dão mais valor em formar a criança como um cidadão, do que ensinar a matéria propriamente dita.”

De acordo com o casal, no ensino médio as escolas canadenses dificultam um pouco mais, mas neste momento a interação com a criança é feita de uma maneira tranquila.

MORAR NO CANADÁ COM FILHOS

O PRIMEIRO DIA NA ESCOLA

No começo, Thiago conta que foi um pouco complicado. Pois, eles entraram em um colégio onde todo mundo falava inglês e eles não falavam absolutamente nada. O casal relata que percebia que as crianças não conseguiam se comunicar nem mesmo para ir ao banheiro.

Além das crianças, Thiago e Juliana também ficaram super nervosos com o primeiro dia de aula. Porém, logo que foram buscá-los, perceberam que o Lucas, de 9 anos, já estava fazendo novos amigos rapidamente.

“Logo no primeiro dia, ele já estava jogando bola com outras crianças e todo mundo queria jogar com ele.”

Morar no Canadá com filhos

ADAPTAÇÃO A NOVA LÍNGUA

Thiago conta que, como há muitos imigrantes no Canadá, as escolas são preparadas para receber alunos estrangeiros.

Conforme relatado pelo casal, além das aulas regulares, Lucas e Henrique têm aulas de reforço em inglês no próprio colégio. O programa é chamado “English as a Second Language“, que em português significa Inglês como uma Segunda Língua.

Dependendo da idade, o programa é elaborado de uma forma diferenciada. Pois, o objetivo é que a criança atinja o mesmo nível de inglês dos alunos nativos.

Ou seja, como os alunos da sala do Lucas, de 9 anos, têm um nível de inglês mais avançado do que os da turma do Henrique, de 6 anos, que ainda estão aprendendo a ler e escrever, Lucas tem um número maior de aulas de reforço por semana.

Porém, a parte interessante deste programa é que ele respeita o tempo de cada criança.

Segundo Thiago, quando chegou ao Canadá, imaginou que o reforço fosse apenas nos primeiros meses, mas descobriu que não. Este auxílio, na verdade, só termina quando os meninos atingem o mesmo nível de inglês dos outros alunos.

Ou seja, não há um tempo definido para as aulas de inglês acabarem, cada criança estrangeira tem um tempo de evolução diferenciado.

Hoje, 8 meses depois, Juliana conta que os meninos entendem inglês super bem, mas ainda não conseguem manter uma conversa. Ela diz que o Lucas está com inglês melhor do que o do Henrique. E, imagina que seja porque ele já sabe ler e escrever.

MORAR NO CANADÁ COM FILHOS

COMO ESTÃO LIDANDO COM AS SAUDADES

Juliana diz que, as vezes, percebe que eles sentem saudades, mas que é de uma forma muito controlada.

“Saudade acontece independente de ser criança ou adulto.”

Ela explica que têm momentos que eles sentem falta:

  • dos amigos do Brasil;
  • dos avós e familiares;
  • de alguns brinquedos que eles não levaram;

Porém, colocando na balança, o casal percebe que os meninos estão gostando mais das novidades e de morar no canadá do que tendo problemas e sentindo falta do que tinham no Brasil.

 

DICA PARA QUEM ESTA INDO MORAR NO CANADÁ COM FILHOS

Thiago e Juliana reforçam que RESPEITAR O TEMPO DO SEU FILHO pode te ajudar bastante nesta adaptação.

De acordo com o casal, se você forçar qualquer atitude neste primeiro momento, é capaz de seus filhos criem uma aversão as novas mudanças. Por isso, eles indicam não empurrar o inglês “goela e baixo” para que a transição da língua flua de forma natural.

“Se não, eles vão tomar raiva daquilo e não vão falar.”

FILMES E DESENHOS EM INGLÊS

Logo que chegaram ao Canadá, eles assinaram o Netflix e os meninos viam desenhos e filmes em Português.

Após alguns meses, ao ver que os filhos estavam mais adaptados, Juliana conta que começou a colocar a programação em inglês com legenda. Apesar de não saber se isso teve uma relação concreta, ela diz que o inglês deles começou a melhorar.

“Não sei se foi isso ou não, mas o inglês deles começou a evoluir.”

O casal diz que não está preocupado com o desenvolvimento dos filhos a nova língua. Afinal, a ideia é ficar por lá e, por isso, sabem que o aprendizado será inevitável.

No entanto, após conversar com brasileiros que moram no Canadá com filhos perceberam que a dificuldade no futuro será manter o português.

“Daqui a um ano, um ano e meio eles vão estar falando inglês entre eles e falar o português que vai ser o problema.”

Juliana e Tiago explicam que não querem, de forma alguma, que seus filhos percam o português. Pois, há familiares que não falam inglês e o contato com a família é fundamental.

Morar no Canadá com filhos

BEST SPOTS EM VANCOUVER PARA AS CRIANÇAS

O Lucas e o Henrique também participaram da entrevista e contaram para a gente os lugares que eles mais gostam de ir por lá.

Por isso, caso você esteja se perguntando onde levar seus filhos com a mesma faixa etária dos meninos, ai vão algumas dicas:

  • Terra Nova: uma parque ao ar livre onde as crianças tem brinquedos “radicais” para idade.
  • Extreme Air Park: um parque cheio de camas elásticas e piscinas de bolinha.
  • Watermania: parque aquático, ao qual eles denominam de “boião”.

MORAR NO CANADÁ COM FILHOS

O casal melhorou sua qualidade de vida e, hoje, cria seus filhos com mais segurança. E você? Já pensou em fazer o mesmo?

Gostou da entrevista? Então, fica de olho no Bora Morar Fora, pois muitas novidades vão vir por aí. Vai lá, curta a nossa página do Bora Morar Fora no Facebook e se inscrever no Canal do Youtube para ser avisado sempre que as novidades saírem. =)

E não se esqueça! Eu ainda ofereço um e-book GRATUITO sobre “Os 7 maiores mitos que te impedem de ir morar fora“, clique aqui para baixar o seu.


Se identificou com a Juliana e o Thiago e quer mais informações sobre morar no Canadá com filhos? Abaixo todos o link para o instagram deles:


 

Tags:    

«
»

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *