TOP
Austrália Viajando em Casal

“Passo a passo para obter o visto de residente permanente na Austrália”

Visto 189 - Profissional Qualificado

Hoje tive um bate papo muito top com o Ivson Passos sobre o processo para obter o visto de residente permanente (profissional independente qualificado) e ir morar na Austrália.

Ele tem 34 anos, era do Rio de Janeiro, morou 4 anos em Angola e hoje já está há 1 ano e meio em Melbourne, na Austrália.

Dá uma olhada no vídeo da na nossa entrevista abaixo:

 Se quiser ouvir apenas o áudio da entrevista, clique aqui!

 

POR QUE MORAR PRIMEIRO NA ANGOLA?

Sempre quis sair do Brasil e por isso buscou uma oportunidade na empresa que trabalhava. Quando ela surgiu, acabou sendo através de uma oferta de emprego Angola.

Apesar da língua nativa do país também ser o português, isso não foi um atrativo. Sua principal motivação foi o fato de que ao sair do Brasil para trabalhar em outro lugar a categoria de empregado muda e vira “international mobile”. Isso dá a oportunidade de no futuro ser transferido para outros países.

Vendo que estava muito difícil ser transferido para outro país, após 3 anos morando em Angola ele começou a buscar novos caminhos para fazer seu objetivo acontecer.

 

PRIMEIRO PASSO PARA IR PARA AUSTRÁLIA

Apesar da terra do canguru não ser sua primeira opção, um dia olhando uma rede social viu a matéria dizendo que a Austrália tinha oportunidades de emprego e programa de imigração.

Pesquisando mais sobre o assunto, viu que a oportunidade realmente existia e como primeiro passo, decidiu buscar um agente com o certificado MARA (“Migration Agents Registration Authority“), pois são credenciados pelo governo e por isso se sentiu mais seguro e confortável em fazer o processo.

Passo a passo para obter o visto de residente permanente na Austrália - Bora Morar Fora - Entrevista com Ivson Passos

Brighton Beach – Melbourne

 

O PROCESSO

Devido ao certificado MARA, ele optou pela agência Smart Vistos.

A primeira parte do processo foi uma entrevista de 30min com o agente onde ele analisa o emprego, idade, nível de inglês, entre outros, para saber se o perfil atende aos requisitos de imigração para a Austrália.

Apesar de se encaixar em todos os quistos, ainda achava tudo muito fora da realidade, pois sentiu que o processo era bem grande e burocrático. No início, ele diz que são tantas etapas que aparece não ter fim, mas resolveu tentar e ver no que ia dar.

Visto de aplicação

Ivson aplicou para o visto de residente permanente (visto subclasse 189 – profissional independente qualificado), que tem como pré requisitos:

  • Exercer uma profissão que está em demanda na Austrália;
  • Tirar pelo menos 60 no teste de inglês;
  • Ter menos de 50 anos;
  • Obter uma pontuação de no mínimo 60 pontos.

Como funciona o sistema de pontos

Para o processo ser validado é preciso atingir uma pontuação final (60 pontos), porém quanto maior a nota, maior a agilidade e a chance de sucesso do visto de residente permanente. Abaixo uma ilustração que mostra exatamente como adquirir alguns dos principais pontos.

Passo a passo para obter o visto de residente permanente na Austrália

Importância do agente

Ivson explica que é possível fazer todo o processo sem um agente, mas não recomenda devido ao conhecimento e suporte que ele dá em algumas situações.

  • Ele indicou que devido a ser da área de TI, o teste de inglês IELTS não era a única opção, o que foi excelente, pois ele acabou fazendo um outro tipo de teste e conseguiu uma nota muito boa, o que colocou ele em uma posição melhor.
  • Pediu para que ele esperasse 4 meses para aplicar pois teria mais tempo de experiência profissional, o que daria também uma pontuação maior no final do processo.

Valor do Processo

O valor de todo processo para casal foi de R$ 22 mil, mas que não são pagos todos de uma vez. Nesse valor estava incluso todos os gastos listados abaixo:

Passo a passo para obter o visto de residente permanente na Austrália

Além disso, abaixo uma lista de outros custos que o casal teve e ressaltou:

  • Tradução Juramentada
  • Provas de Inglês
  • Validação do diploma

 

POR QUE ESCOLHEU MELBOURNE?

Apesar de Melbourne ter sido eleita pela sexta vez consecutiva na revista “The Economist” a cidade com mais qualidade de vida em todo o mundo, a decisão veio por outro motivo.

Devido ao profissional na área de TI estar em demanda no estado de Victoria, o local concede um patrocínio de cinco pontos à serem somados a pontuação final do processo do visto de residente permanente. Em troca há uma obrigação moral de que o aplicante more no estado por pelo menos dois anos após o visto ser aprovado.

Como Melbourne é a Capital de Victoria, Ivson achou que seria mais fácil conseguir emprego por lá, por isso optou pela cidade, que particularmente é a minha favorita! =)

Passo a passo para obter o visto de residente permanente na Austrália

 

MORANDO FORA

Dificuldades

  • O país é caro: do ponto de vista financeiro ele ressalta a importância de fazer um planejamento, porque além do frio na barriga, as despesas quando se chega na Austrália são caras.
  • Começar do zero: ele relata o desânimo que dá as vezes por não ter amigos, família, e pessoas que possam te indicar emprego, um apartamento, entre outros.

Apartamento

A prioridade foi procurar um apartamento, pois toda a mudança de Angola estava para chegar e eles precisavam ter um local definido quando isso ocorresse.

Todo o processo acabou durando um mês e hoje eles estão em um apartamento novo em Docklands que fica próximo ao centro e dentro da “Free Tram Zone”, que é uma zona isenta de cobrança e de livre circulação pelo centro de Melbourne.

Apartamento - Passo a passo para obter o visto de residente permanente na Austrália - Bora Morar Fora - Entrevista com Ivson Passos

Emprego

Tanto o Ivson quanto sua mulher trabalhavam em suas áreas de formação no Brasil e em Angola. Ele como gerente de TI e Andrea como Analista Financeira.

Quando chegou na Austrália conta que, acabou demorando cinco meses desde que começou a busca por emprego como gerente de TI.

Ele relata que foi importante buscar algo com um cargo abaixo do que vinha exercendo em Angola, pois sentiu que o mercado tem uma certa resistência de colocar alguém sem referencias do país em um a posição de confiança.

Depois que ele apagou a experiência de gerente do currículo arrumou o primeiro emprego em uma semana.

Passo a passo para obter o visto de residente permanente na Austrália - Bora Morar Fora - Entrevista com Ivson Passos - Emprego

Renda

Apesar do salário mínimo ser muito bom, AUD $17,70 a hora, ainda sim é muito raro alguém ganhar esse valor. Geralmente os salários mais baixos são de AUD $20 por hora.

Ele cita o exemplo do lavador de louça que geralmente ganha próximo a essa remuneração.

Ivson conta que lá todos trabalham com dignidade independente de sua função. Apesar dos serviços serem caros, todos tem condições para ter uma casa, um carro, alimentação, escola para os filhos, serviços de saúde, entre outros.

Fazendo um cálculo rápido, se uma pessoa ganha AUD $20 a hora, trabalha 5 dias por semana e 8h por dia, seu salário mensal será de AUD $3.200 por mês para viver com toda essa dignidade.

Por não ter uma CLT atuando tão forte a flexibilidade de carga horária é grande. O empregador tem menos medo de contratar, pois o funcionário pode trabalhar por hora de acordo com a demanda do trabalho. O que geralmente ocorre com funções como garçom, lavador de louça, balconista, faxineira, entre outros.

Em uma empresa a carga horária é de aproximadamente 07h30 a 08h00 por dia, 5 dias na semana e os salários variam muito dependendo do cargo. Em geral ganha-se entre AUD $22 e AUD$25 a hora.

Passo a passo para obter o visto de residente permanente na Austrália - Bora Morar Fora - Entrevista com Ivson Passos - Renda

Gastos

  • Apartamento: Ele mora em um apartamento de dois quatros em um prédio com piscina, hidromassagem, academia, biblioteca e muito próximo ao centro da cidade no valor de AUD $2.520.
  • Conta de Eletricidade: AUD $180 (é paga de 3 em 3 meses, $60 por mês)
  • Conta de água quente: AUD $50 (é paga de 3 em 3 meses)
  • Transporte: $140 por mês

No geral, ele explica que um casal gasta por mês em média AUD $4.720 incluindo todos os gastos.

 

BEST SPOTS EM MELBOURNE

  • 400 Gradi: restaurante que teve a pizza margherita eleita a melhor pizza do mundo.
  • Great Ocean Road (12 apóstolos)
  • As praias em geral

Tudo sobre o processo para ir morar na Austrália - Bora Morar Fora

 

DICA PARA QUEM QUER COMEÇAR AGORA ESSE SONHO

Ele diz que o essencial é o planejamento. Por mais que você já esteja planejando muito, é importante planejar mais, principalmente na parte financeira. As despesas quando chega na Austrália e ainda não está trabalhando são complicadas.

Com as dicas do Ivson dá para ter uma idéia de por onde começar para aplicar para o visto de residente permanente. E você? O que acha de começar o processo para realizar seu sonho agora?

Tags:     

«
»

9 COMMENTS

  • j mazzini on maio 22, 2017

    ele disse que estão pagando bem na área de finanças, quais departamentos ou profissões?

    Reply
    • boramorarfora on maio 22, 2017

      Olá, tudo bem?
      Entendo que seja na profissão como um todo. Analista, gerente, diretor. É um segmento que paga melhor do que outros. =)
      Espero te ajudado. Beijos Taíssa

      Reply
  • Eduardo Faria de Oliveira on maio 22, 2017

    Parabens pelo artigo. Estou iniciando o processo de imigracao e as informacoes do seu post sao muito valiosas

    Reply
    • boramorarfora on maio 22, 2017

      Obaa.. que legal! Fico muito feliz de estar ajudando, o propósito do blog é esse mesmo!
      Boa sorte com a sua nova jornada! O que precisar pode contar comigo.
      Espero poder realizar uma entrevista com você me contando como é morar fora já já! rsrsrs
      Beijos, Taíssa =)

      Reply
  • Leonardo on maio 22, 2017

    tenho duvida com relação a tabela listada la em cima…aonde tem “trabalho na australia”… que tipo de trabalho seria esse ? “estudo na australia” seria qual estudo ?

    Reply
    • boramorarfora on maio 22, 2017

      Olá Leonardo, tudo bem?
      Entendo que seja para pessoas que foram estudar na Austrália e acabaram trabalhando por lá. Quando elas vão aplicar para residência permanente, ganham pontos por já estarem em algum emprego australiano. =)
      Espero te ajudado.

      Reply
  • Josefa T M Moura on maio 22, 2017

    lendo o site da imigração, na´vi falando sobre comprovação financeira para o pr, la dizia qd vc receber o ita envia tais documentos, mas não fala sobre comprovação, sabe dizer se precisa comprovar algum valor?

    Reply
    • Amanda on maio 22, 2017

      tenho a mesma dúvida, ainda não encontrei resposta mas se achar colocarei aqui também

      Reply
  • leticia on maio 22, 2017

    Olá, minha única dúvida é se eu preciso comprovar alguma quantia na minha conta além de todo esse processo! Obrigada

    Reply

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *