TOP
Nômades Digitais Viajando em Família

“A FAMÍLIA QUE DECIDIU TER “MAIS VIDA POR FAVOR”! 👪✈🌎”

Como viajar com uma criança?

O bate-papo de hoje é com o Gustavo e a Mariana do “Mais Vida Por Favor“. Eles vieram ao Bora Morar Fora contar como foi sair da zona de conforto e ir rodar o mundo com seu filho, Lucas de apenas 2 anos. Hoje, mais de um ano após iniciarem essa nova jornada, eles falam como foi viajar com uma criança, como foi a adaptação do Lucas e o que eles fizeram para trabalhar a expectativa do filho.

Confira abaixo o vídeo na íntegra da nossa entrevista:

Se preferir a leitura, segue abaixo um resumo detalhado do nosso bate-papo:

 

MOTIVAÇÃO PARA DAR A VOLTA AO MUNDO

Mariana conta que a decisão não foi fácil.

Como todos os pais, ela e Gustavo tinham muito receio de viajar com o filho pois não sabiam como seria a nova rotina.

Porém, quando Lucas estava com um ano e meio, eles fizeram uma viagem de férias para o Chile. Onde, para surpresa do casal, a viagem foi muito tranquila.

“A gente voltou brincando: Caraca, dava para viver de viajar com ele.” – Gustavo

Com o passar dos dias, eles perceberam que viajar o mundo era algo possível.

Além de terem adorado a experiência de viajar com o Lucas, eles tinham uma folga financeira devido a serem muito económicos.

“A gente já tinha carro próprio, casa própria… e aí a gente pensou: para quê estamos guardando esse dinheiro?” – Mariana

Foi a partir daí que perceberam que queriam viver mais a família, passar mais tempo com o Lucas e viver uma experiência que, apesar de parecer “louca”, poderia ser a melhor que já tiveram.

 

A PREPARAÇÃO PARA VIAJAR COM UMA CRIANÇA

Segundo Gustavo, o planejamento financeiro foi, com certeza, o maior ponto de preparação.

Eles montaram vários cenários e perceberam que, mesmo no pior deles, estariam confortáveis para viajar por um ano sem nenhuma dor de cabeça.

Mariana relata que eles levaram sete meses para se preparar. Porém, reforça que eles não juntaram dinheiro apenas durante esses sete meses.

Ela explica que eles estão juntos há 15 anos e, desde de o início de suas carreiras profissionais, sempre foi muito natural para o casal guardar metade de seus salários.

“A gente naturalmente gosta de fazer as coisas de uma forma mais econômica.” – Mariana

Ou seja, foi essa mentalidade, de quase 15 anos, que permitiu ao casal decidir tranquilamente partir rumo a essa nova experiência.

TEST DRIVE

Para fazer um test drive” da nova rotina, eles decidiram viajar, inicialmente, por apenas três meses. Com data de ida e volta para o Brasil.

Segundo Mariana, o casal escolheu iniciar pelos EUA, Canadá e um pedacinho da Europa.

INÍCIO DA VIAGEM

Mariana explica que no início foi muito difícil administrar o novo.

“Não saber onde íamos dormir naquela noite ou o que íamos fazer na próxima semana, me deixava muito insegura.”

Além disso, havia uma nova responsabilidade para o casal administrar, estar com o Lucas 24h por dia, 7 dias por semana.

Ela conta que congelou no primeiro mês pois não conseguia raciocinar direito. Mas, explica que foi pegando o ritmo aos poucos.

“Com calma, no segundo mês a gente conversou e eu falei: Eu acho que eu estou entendendo o ritmo da viagem, você me espera?” – Mariana

Enfim, no terceiro mês, ela relata que a viagem foi incrível. Pois, eles começaram a entender melhor o ritmo um do outro, da viagem e do Lucas.

Gustavo explica que eles perceberam que essa era uma viagem diferente, sem correria. Para eles, era muito mais importante viver cada local do que cumprir o “check list” dos pontos turísticos.

 

ADAPTAÇÃO DO LUCAS

O casal conta que a fase em que o Lucas estava foi primordial para eles decidirem fazer a viagem.

Segundo Gustavo, com dois anos, tudo o que uma criança quer é estar ao lado dos pais. Pois, diferente dos adolescentes, elas ainda não tem laços muito fortes com os amigos.

“A adaptação foi muito fácil porque o que ele queria era estar com a gente” – Gustavo

Além disso, para ajudar Lucas a entender melhor o que estava por vir, Mariana explica que preparou muito a expectativa do filho.

PREPARANDO A CRIANÇA PARA O NOVO

Segundo Gustavo, eles prepararam o Lucas brincando.

Antes de iniciar a viagem, o casal criou diversas histórias onde ele era o personagem principal.

“Era uma vez papai e mamãe e eles iam viajar com o Lucas pelo mundo todo. Eles iam de carro, de barco, de avião…”

Mariana explica que conforme a viagem foi acontecendo, eles iam adicionando novas aventuras de acordo com o que eles estavam prestes a vivenciar.

Abaixo, alguns exemplos:

  • Sempre que iam para o aeroporto, eles contavam que estavam indo para “casa do avião”, onde dá para assistir muitos vídeos no iPad, ficar bem juntinho do papai e da mamãe e chegar em um local novo.
  • Antes de alugar um “Motorhome”, o personagem da história começou viver em um “caminhão branco” e pode conhecer vários lugares com uma casa que andava.

“No final das contas, ele estava totalmente preparado para aquela história que a gente tinha contado.”

Além disso, Mariana explica que sempre que chegam em uma nova casa, eles colocam um brinquedo novo. Nada muito caro, uma besteirinha, mas que ajuda o Lucas a associar que a mudança é uma coisa legal.

Segundo eles, agora é muito comum o filho chegar em um novo local e querer aproveitar cada canto.

“Preparar a expectativa da criança é muito importante e sempre ajuda.” – Mariana

PAÍS QUE MAIS GOSTARAM

Apesar de ser uma escolha difícil, Mariana e Gustavo têm seu TOP 3.

  • Tailândia
  • Indonésia
  • Portugal

Gustavo conta que a beleza natural ajudou eles a decidirem por esses países. Mas, o mais importante para esse escolha foram as pessoas.

Segundo Mari, o Lucas é um termômetro especial para eles saberem quando o pessoal local é gente boa ou não.

“Ver como o povo tratar a criança, fica fácil saber se ele é gente fina.” – Gustavo

Mariana diz que o povo tailandês é irmão do brasileiro, pois todo mundo é muito receptivo.

Segundo ela, o Lucas era “Pop Star, andava dando tchauzinho na rua para todo mundo.

“A gente não conseguia entrar em uma rua que ele não saísse ou com um yakult, ou com um pirulito, ou com um bombom…” – Mariana

PAÍS QUE O LUCAS MAIS GOSTOU

Apesar do povo tailandês ter sido muito acolhedor, foi em Portugal que o coraçãozinho dele bateu mais forte.

Segundo ela, o início da viagem foi pelos EUA, Canadá e Inglaterra. Na época, o Lucas só estava ouvindo inglês e ele não entendia bem o idioma.

Porém, quando ele chegou em Portugal, encontrou os primos portugueses e viu que os desenhos do NETFLIX falavam em português, ele se sentiu em casa.

 

DICAS PARA NOVOS VIAJANTES

Depois de mais de um ano na estrada, a Mariana e o Gustavo dão algumas dicas para quem está pensando em viajar pelo mundo.

SE PLANEJAR

Segundo Gustavo, o planejamento é essencial e quanto antes você começar, melhor para se preparar para os diferentes cenários que podem surgir.

“Planejamento ajuda muito principalmente para quem tem criança.”

SE CONSULTAR COM A MÉDICA DO VIAJANTE

Mariana explica que esse é um serviço oferecido pelo SUS, 100% gratuito e que foi muito útil para a família.

Ela conta que foi atendida pela Dra. Káris e o atendimento foi espetacular.

“É difícil a gente conseguir falar coisas positivas sobre os serviços públicos no Brasil e esse vale muito a pena e é pouco divulgado.” – Mariana e Gustavo

DEIXAR A CRIANÇA MAIS INDEPENDENTE

O casal explica que se preparou para deixar o Lucas mais independente e, com isso, minimizar as tarefas durante a viagem.

Como o início da viagem era em Maio:

  • em Janeiro, eles tiraram a chupeta;
  • em Fevereiro tiraram a fralda;
  • em Abril, Mariana parou de amamentar.

“Viajamos com o Lucas mais independente”

“MAIS VIDA POR FAVOR”

Gustavo conta que o nome surgiu através de uma conversa que ele e Mariana tiveram para tentar descobrir o que eles queriam com essa pausa no trabalho e volta ao mundo.

Durante o bate-papo eles pensaram:

  • Queremos mais liberdade;
  • mais tempo em família;
  • mais experiências;
  • mais aventuras;
  • MAIS VIDA POR FAVOR!

Já o Canal no Youtube, foi criado por dois motivos.

O PRIMEIRO foi porque eles sempre tiveram um ritmo de trabalho muito intenso, por isso, queriam fazer algo mais com essa viagem.

Então, decidiram criar algo que fosse quase um trabalho e que, de alguma forma, os forçasse a buscar novas experiências, aprendizados e aventuras.

O SEGUNDO foi para eternizar os momentos que iam viver.

Gustavo explica que é comum viajar, tirar várias fotos, fazer vários filmes e, ao final, colocar tudo em um pen drive que nunca mais será visto.

Por isso, se eles se esforçassem um pouco para publicar um vídeo por semana, de todos os registros que fizeram naquele período, aquilo se tornaria uma memória incrível.

 

PRÓXIMOS PASSOS

No início a ideia era viajar por apenas um ano. Hoje, um ano e dois meses depois eles relatam que estão saindo para uma nova viagem, mas com data marcada para voltar.

Agora, o casal está rumo a conhecer melhor o nosso país. Porém, como está chegando o momento do Lucas entrar na escola, quando retornarem vão encerrar, por hora, a vida nômade.

Mariana conta que eles cogitaram a ideia de fazer “homeschooling”. Porém, além de não ser reconhecido ainda no Brasil, ela disse que o Lucas é uma criança muito sociável.

Por isso, eles acham injusto privá-lo do convívio social com outras crianças.

Hoje, o casal conta que realizou o sonho de viver a sua família, viajando pelo mundo e expondo seu filho a diferentes culturas. Ou seja, uma experiência impagável.

E você? Quando vai começar a viver o seu sonho? 

Para saber mais sobre a vida de brasileiros que foram morar fora com filhos, clique aqui!

Gostou da entrevista? Então, fica de olho no Bora Morar Fora, porque vem mais por ai. Curta a nossa página do Bora Morar Fora no Facebook e se inscreva no Canal do Youtube para ser avisado sempre que as novidades saírem. =)

Tags:    

«
»

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *